domingo, 18 de abril de 2010

Autógrafos - Júlio de Sousa

QUARTA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO DE 2007

Júlio de Sousa (1906-1966), Beijei a Lua (1965). Capa e ilustrações do autor

Júlio de Sousa (1906-1966).
Mais conhecido como pintor, escultor, ilustrador e caricaturista (veja-se a sua notável caricatura de Josephine Baker em http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/216312.html), Júlio de Sousa havia publicado anteriormente três outros livros – dois de poesia, Jogo Perdido (1956) e História da Menina Triste (1963) e um de canções, Saudade, Vai-te Embora ! (1963).
A quase ignorada dedicação de Júlio de Sousa ao fado acabou por ser condensada na famosa canção homónima do título deste último livro – Saudade, Vai-te Embora!, um fado que, hoje em dia, poucos associam a este artista que vai caindo no esquecimento.
De Beijei a Lua transcrevem-se dois poemas, sem título:

"O poema que ainda não escrevi
é este.
É este o que mais sinto,
porque não falo de amor, de nuvens,
e de fado, e não minto...
Que todos me detestem
porque não visto
as roupas que outros vestem.
Não obrigo ninguém
a ser como eu,
mas não me obriguem
a descer do meu céu,
ou do inferno em que vivo...
Para ser cúmplice
de indesejáveis.
ninguém passou por mim
como os cães pelas árvores
dos "passeios públicos".
Que todos me detestem
porque não visto
as roupas que eles vestem,
e pareço, o que Sou.
Deus sabe
que não uso "gravata"
porque nenhuma me encantou..."

"Eu queria ser Domingo,
Amor,
Preguiça,
Flor
num livro de missa
e rosário
nas mãos duma criança,
bandeira verde
na janela da esperança
e campanário...
Eu ueria ser Domingo,
passear ao sol
contigo,
e beijar a Cidade
rua a rua,
e ser alegre como a Liberdade
que me prende a ti...
Eu queria ser Domingo
à sexta-feira,
a esta sexta-feira
em que nasci..."

© Blog da Rua Nove

Fonte: http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/224652.html 18/04/2010 – 11:30 hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário