domingo, 18 de abril de 2010

Como Conheci Armando

Em 1980, quando eu residia na Rua Nilo Cairo em Curitiba, conheci ocasionalmente um vizinho da porta da frente do meu apartamento. Chamava-se Armando Augusto Pereira de Souza Malveira. Vivia só com um gatinho chamado Ygor. Um siamês.
Com o passar do tempo ficamos muito amigos. Ele trabalhava num atelier de costura da Cidade de propriedade de Eleuther Guimarães.
Muitas histórias há que contar sobre estes quase dois anos de relacionamento. Fomos verdadeiramente bons amigos.
Em 1982, em janeiro, ele se mudou para Lisboa,com o Ygor e tudo! Eu o auxiliei nesta mudança. Sobretudo a encaminhar o Ygor, para o qual viajar no mesmo vôo era um bocado complicado. Sua primeira carta de Lisboa vinha endereçada da Rua Marquez Sá da Bandeira, 124. Ele dizia ser próximo a Fundação Calouste Gulbenkiam. Hoje sei que há um parque com este nome ali próximo. Era a casa de Mariamélia de Souza que era sua tia. Segundo ele ela havia sido cantora de fado, em seus tempos. esta primeira carta está datada de 18/01/1982.
Em 1984, no dia 17/04/1984 suas cartas já vinham endereçadas da Rua do Almada,2 - Alfama/Lisboa.
Em 21/03/1985 recebo uma carta de Mariamélia confirmando uma informação que havia recebido por telefone de um primo de Armando, que ele havia realmente falecido. Segundo telefonema, isto teria acontecido próximo a dia 31/12/1984.
Ainda respondi a carta de Mariamélia, e nunca mais recebi nenhuma informação. Vinte e cinco anos se passaram e qui estou. Criei este blog em Memória de Armando, Mariamélia e de Júlio de Souza, que era igualmente tio de Armando.
Vou tentar com calma refazer os passos destes três personagens que um dia entraram na minha vida.
Meu sonho é saber onde estão enterrados os três, e levantar um pouco da história de les. Oxalá consiga realizar meu sonho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário